Estamos passando por uma fase de chuvas com volumes altos e consequentemente enchentes. Muitos motoristas atravessam ruas alagadas e não se dão conta que além dos graves riscos de não saber como está a situação da estrada por causa da falta de visibilidade, também podem ocorrer sérios danos ao carro e ao bolso. Mesmo depois de atravessar uma enchente com um certo sucesso, não há garantias de que o carro não tenha sofrido alguma avaria.
As várias centrais eletrônicas podem ser danificadas com um volume de água muito grande, mas a primeira providência é constatar se entrou água no sistema de lubrificação do motor.
O próprio proprietário do veículo pode ficar atento ao comportamento do carro após passar pelo trecho alagado. Segundo engenheiros, a água é capaz de provocar problemas em diversos componentes do carro, inclusive no motor, até 5 mil quilômetros depois da situação. O melhor mesmo é evitar atravessar trechos alagados e esperar a água baixar.
Caso seja inevitável, nós separamos algumas dicas que são:
Em primeiro lugar, faça uma análise da situação. Se a água acabou cobrindo mais da metade da roda dos carros, a travessia torna-se muito arriscada, por isso cuidado.
Para encarar a água, por sua vez, o ideal é engatar uma marcha baixa como a primeira ou segunda, manter a aceleração constante, uma velocidade máxima de 15 km/h e, de preferência manter as rotações entre 2.500 e 3 mil giros. Em segundo, de forma alguma tente trocar de marcha, ou reduzir e depois acelerar. Essas mudanças podem gerar ondas e o sistema pode aspirar água.
A terceira dica que separamos é que depois de atravessar a enchente, é bom ficar atento aos freios. A água pode encharcar pastilhas e lonas de freio, prejudicando a eficiência da frenagem em um primeiro momento. Por isso, recomenda-se trafegar em baixas velocidades e frear de forma constante o veículo.
O que deve ser feito é pisar no freio levemente, sem frear totalmente o carro, para aquecer o disco e as lonas, por uns 40 ou 50 metros. Esta prática limpa, inclusive, a sujeira acumulada no disco e lonas.
A quarta e última é para você jamais deixar o seu carro muito tempo sujo com aquela lama acumulada, faça uma limpeza e lubrificação completa de seu veículo.
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