Press "Enter" to skip to content

Cadeirinha é segurança

O uso das cadeirinhas de segurança para as crianças gera muitas dúvidas e incertezas por parte dos pais, mas o seu único objetivo é proteger a vida dos pequenos em caso de acidentes de trânsito. Segundo estudos morrem cerca de 1000 crianças vítimas de acidente de trânsito no Brasil, por ano, e grande parte dessa tragédia é provocada pela falta de uso da cadeirinha ou cinto de segurança pela criança dentro dos veículos. Esses estudos apontam ainda que o uso correto da cadeirinha diminui entre 50% e 90% o risco de lesões graves, caso o veículo se envolva em colisão.

Quando a criança está dentro de um carro em movi-mento, tanto ela, quanto o veículo, se movem a mesma velocidade, mas se o carro para repentinamente, a criança é lançada para frente porque continua a mover-se, mais ou menos a mesma velocidade que tinha o carro no momento do impacto. Assim, a cabeça e o tórax da criança, que não são tão resistentes quanto em um adulto, batem contra o que estiver na frente. Outro fato a ser considerado é que a criança, com o impacto do acidente pode ser arremessada para fora do veículo. Vale lembrar que não é recomendado segurar a criança no colo, mesmo no banco traseiro, pois uma criança de 20 quilos representa uma força de quase uma tonelada nos braços de quem a estiver segurando.

No Brasil, o uso do equipamento é obrigatório para crianças menores de 10 anos, desde 2010 e a confusão aumenta na hora de escolher o equipamento correto. Veja abaixo:

Bebê conforto (conversível)

Deve ser utilizada por crianças com até aproximadamente 1 ano de idade

Posição: a criança deve estar de costas para o movimento do veículo sempre no banco de trás. Assim a coluna cervical do bebê estará protegida em caso de acidente.

Cadeira de segurança (cadeirinha)

Crianças com mais de 1 ano à 4 anos deverão utilizar a cadeirinha.

Posição: voltada para frente, na posição vertical. Dependendo do fabricante da cadeirinha, o cinto de segurança do carro é que protege a criança.

Assento de elevação (booster)

É para as crianças que tenham entre 4 anos à 7 anos e meio.

Posição: o dispositivo só pode ser utilizado no banco de trás com o cinto de três pontos. O assento de segurança faz com que o cinto do carro passe pelos locais corretos do corpo da criança, o cinto do carro nunca pode estar na altura do pescoço, pois pode machucar, e para crianças com idades entre 7 anos e meio e 10 anos devem utilizar apenas cinto de segurança no banco de trás.

Fonte: salaodocarro.com.br/seguranca/seguranca-de-criancas-no-carro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *